Manutenção Preventiva dsm nobreaks

Entenda a Manutenção Preventiva

“É melhor prevenir do que remediar”. 

Todo mundo certamente já ouviu falar em manutenção preventiva um dia. Mas afinal oque é manutenção preventiva?

No caso a palavra prevenção é abrangente e utilizada em várias áreas. Na área de saúde se fala na prevenção de determinadas doenças que se diagnosticadas antecipadamente aumentam as chances de cura e, consequentemente, a vida do paciente.

Na manutenção de equipamentos, sejam eles, no breaks e estabilizadores, bancos de baterias, servidores, equipamentos hospitalares, motores, entre tantos outros, acontece o mesmo.

A manutenção preventiva é baseada na estatística MTBF (Mean Time Between Failures) em português CTMF (Curva de Tempo Médio para Falha), que programa reparos ou substituição de partes de um equipamento, estimando a possibilidade de falha tanto no momento seguinte ao início do funcionamento, ou ainda após um longo período de funcionamento.

Os programas de manutenção preventiva podem ser simples (resumidos a roteiros de testes periódicos) ou mais abrangentes, com a programação de reparos, ajustes e substituição de partes internas como capacitores que perdem sua capacitância, troca de baterias com a medição de resistência interna ou descarga forçada, que já estão próximas do termino de vida, contatoras que apresentam aquecimento ou vibração na sua bobina, fiação que está ressecada, exaustores com princípios de parada.

Há pontos agravantes no tempo de vida de um equipamento e sua probabilidade á falhas como:

  • Ambiente inadequado
  • Falta de aterramento
  • Quadro elétrico mal dimensionado
  • Fiação subdimensionada
  • Adequação de banco de baterias
  • Sobrecarga
  • Umidade
  • Aquecimento do ambiente do equipamento ou baterias

A manutenção preventiva deve obedecer intervalos máximos de 6 meses. Há casos em que a manutenção ocorre mensalmente, pois a criticidade do sistema exige isso.
Com uma manutenção preventiva eficiente problemas de maior escala podem ser evitados.
Ao executar uma manutenção preventiva periódica, com certeza, seus equipamentos irão ter vida útil mais longa.

Posted in baterias automotivas, baterias estacionarias, baterias VRLA, datacenter, eletronica, estabilizadores, nobreaks and tagged .