smartphone carregador

COMO PROLONGAR A VIDA DA BATERIA DO SEU SMARTPHONE

Carga e descarga de baterias é uma reação química.
Com o tempo as baterias de nossos smartphones ficam piores e sequer duram um dia.

Acostumados com as tecnologias antigas, passamos a acreditar que a recarga parcial da bateria causava danos, e que era melhor carrega-las quanto estivessem vazias e até ficam 100% completas.

Não podíamos estar mais equivocados.

Numa pesquisa recente da empresa Baterry University explica como baterias de íon-litio usadas em nossos smartphones são sensíveis aos estresse do carregamento.

Para que você mantenha a bateria do seu smartphone em melhores condições e passar o dia sem se preocupar em ficar sem carga vamos te dar algumas dicas.

Desconecte o carregador quando estiver completamente carregada

bateria-ion-litio carregada

Quando carregada, a bateria atinge 100% de sua capacidade. Após isso ela passa a receber pequenas cargas (flutuação) como se fosse um conta gotas. Essa situação estressa e desgasta a estrutura química da bateria.

 

 

 

 

Não carregue até 100%
A alta voltagem causa “estresse” nas células de baterias. Segundo a pesquisa baterias de íon-litio não precisam ser completamente carregadas e isso não causa o “efeito memória” nelas.

Carregue a bateria sempre que puder
As ficarão melhores condicionadas quando carregadas ocasionalmente ao longo do dia. A recarga será melhor quando o seu telefone perder 10% de carga, segundo a pesquisa. Claro que não é nada pratico para a maioria de nós, então plugue seu telefone ao carregador sempre que for possível.

Não deixe a bateria ficar aquecida
As baterias são tão sensíveis á temperatura que alguns fabricantes recomendam que a capa do smartphone seja removida durante a recarga. “Se você estiver exposto ao sol, mantenha seu telefone na sombra.”

Utilize carregadores originais

telefone explodido

O fato das baterias serem sensíveis a tensões elevadas, utilizar um carregador não original pode danificar sua bateria. Por exemplo: Se o carregador original do seu telefone for de 5V – 1A (5 volts/1 ampere) e você substitui-lo por um carregador com 5V/1,7A a corrente que a bateria vai receber será maior e provavelmente ela irá aquecer podendo causar até a explosão da bateria.

Posted in baterias automotivas, baterias estacionarias, baterias VRLA, como utilizar, eletronica, vida util and tagged , , , .